O serviço itinerante de castração gratuita de cães e gatos – Castramóvel realizou mais de 12 mil cirurgias durante o ano de 2021 na capital baiana. No total, foram 10 localidades beneficiadas pelos equipamentos mantidos pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com a diretora de Proteção Animal, Tainara Ferreira, a realização do procedimento cirúrgico traz impactos positivos para saúde dos pets.

“A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou.

Como agendar – Os dois veículos adaptados do Castramóvel seguem nos bairros de São Cristóvão e Pau da Lima. Os agendamentos para realização dos procedimentos acontecem via internet e presencialmente (exclusivo para unidade de Pau da Lima).
Os agendamentos virtuais acontecem por meio do email agendamento.dipa@gmail.com . Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida.

Para a marcação presencial na unidade Pau da Lima são ofertadas 10 vagas diárias, das 08h às 13h, o animal deve estar em jejum por 12h e o tutor deve apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

Faltosos – As duas unidades do Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, registraram um índice de abstenção expressivo nos atendimentos. O total de tutores faltosos no período chegou a marca de 44%, o comportamento preocupa a DIPA.

De acordo com a Tainara Ferreira, o absenteísmo tira a oportunidade de outras protetores e cuidadores de cães e gatos realizarem a castração dos bichos de estimação.

“É necessário que aquelas pessoas que por ventura tenham algum contratempo ou indisponibilidade de comparecer ao Castramóvel no dia agendado para fazer a cirurgia, entre em contato com a DIPA para desmarcar o procedimento. Com isso, conseguimos lançar novamente a vaga no sistema para que outros interessados possam ter acesso ao serviço”, alerta a gestora.

Para evitar os transtornos, o órgão disponibiliza o canal telefônico através do (71) 3611-7365, exclusivo para desmarcação das castrações. “Quem não puder ir no dia, deve ligar para este número entre 08h e 17h para evitar de prejudicar o fluxo de marcações”, disse Tainara.