catracoes_caesServiço móvel de castração gratuita da Prefeitura funciona de segunda a quinta-feira no Centro de Saúde do bairro

O bairro de Castelo Branco é a primeira localidade de 2015 a receber o Castramóvel – serviço de castração gratuita de cães e gatos promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A atividade já está disponível até o próximo dia 26 no Centro de Saúde do bairro, localizado na Rua A, 3ª etapa, ao lado do Centro Social Urbano.

Serão realizadas até 50 cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos por dia, com o intuito de controlar da população desses animais. Para que passem pelo procedimento, é realizada uma triagem no local sempre às segundas e terças-feiras, das 8 às 12h. A novidade é que os proprietários, a partir de hoje, utilizarão o sistema informatizado. Para o cadastramento é necessário que o proprietário apresente originais e cópias do cartão SUS e carteira de identidade, cartão de vacinação do animal e comprovante de residência.

Após a triagem é marcado o dia da cirurgia de castração, que é realizada as quartas e às quintas-feiras. Para fazer intervenção cirúrgica, os animais devem ter entre oito meses e cinco anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. As fêmeas que serão submetidas à esterilização não podem estar em período gestacional. No local, é feita a avaliação nutricional do cão ou gato para verificar se há condições para a castração.

“O procedimento é importante para a saúde do bicho, além de combater a transmissão de doenças aos humanos”, conforme esclarece o médico veterinário e chefe do setor de vigilância Contra a Raiva do CCZ, Aroldo Carneiro.

Balanço – Em 2014, o Castramóvel percorreu sete bairros da capital e realizou mais de 5 mil cirurgias. No total, contando também com os postos fixos, 9 mil animais foram castrados e a expectativa é de que este ano mais 10 mil passem pelo procedimento.