Atividade vai reforçar o quadro de assistência da rede municipal aos foliões em caso de ocorrências de urgência e emergência

A assistência à saúde dos foliões do carnaval de Salvador 2023 vai receber um reforço seguro da Guarda Civil Municipal (GCM). Uma parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e com a Secretaria de Gestão (SEMGE) promoveu a capacitação do manejo de primeiros socorros aos guardas nesta terça-feira (7), no auditório do Samu, no bairro do Pau Miúdo.

O curso contou com a presença de, pelo menos, 30 alunos da GCM e, foram ministradas as manobras de ‘Heimlich’, utilizada em casos de obstrução das vias aéreas ocasionadas por um objeto e auxilia a movimentação do objeto ou expulsão do mesmo. A reanimação cardiorrespiratória também entrou na pauta do curso, essa ação é feita em casos de extrema urgência, quando a vítima não apresenta sinais vitais.

O coordenador do Samu, Ivan Paiva destaca a importância de compartilhar conhecimento com os profissionais da GCM, que marcam presença nas ruas, especialmente em festas populares. “Com essa capacitação podemos agregar mais ‘socorristas’ nas ruas, que estarão vigilantes, atentos e com o devido traquejo para salvar vidas. Estamos muito animados com essa colaboração, vamos alinhar novas turmas para alcançar o máximo de guardas possíveis. Já retomamos os eventos, portanto, é fundamental realizar essa cooperação na assistência à saúde dos soteropolitanos e turistas”.

Segundo o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, os agentes da Guarda Civil estarão atuando em várias áreas do circuito, sendo muitas vezes os primeiros a encontrarem ocorrências. “Precisamos ter o conhecimento mínimo em primeiros socorros, pois tal espertize pode fazer com que salvemos vidas, até a chegada do atendimento especializado”, frisou Lima, ao destacar a importância da capacitação.