Logo_espassos

Acontece amanhã (17), na sede do Movimento Nacional de População em Situação de Rua, no Pelourinho, uma capacitação com o tema “Por que os humanos usam drogas?”. Organizada pelo CAPS ad Pernambués, a inciativa faz parte do programa EspaSSos da Rua (Consultório de Rua) que prevê o debate de assuntos relacionados à prevenção e atenção do uso indevido de drogas.

Iniciadas no mês de outubro, as capacitações serão realizadas uma vez por mês, ao longo de um ano, com os integrantes do movimento. O intuito é ampliar o conhecimento acerca das questões envolvidas no uso abusivo de substâncias psicoativas e suas particularidades.

Já foram abordados os temas “Autoestima e o fortalecimento das potencialidades humanas”, que teve como facilitador o psicólogo Marcello Ladeia, e “Drogas: Classificações e seus  Tipos de Usos” apresentado pelas terapeutas ocupacionais Fernanda Moura e Michelle Campos e pela enfermeira Renata Maciel. Cada apresentação contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

Enquanto os adultos participam das atividades, o projeto criou um espaço lúdico para as crianças e adolescentes, no qual realizam atividades como pinturas, teatros de fantoche e exibição de filmes infantis, além de muitas brincadeiras.

No sábado as atividades serão realizadas a partir das 14 horas.

PROJETO

Criado no Caps ad Pernambúes, “O EspaSSos da Rua” desenvolveu-se como estratégia para atender crianças, adolescentes e jovens em situação de rua. Coordenado pela Enfermeira Renata Maciel e pela Terapeuta Ocupacional Michelle Campos, o projeto é formado por uma equipe multidisciplinar, baseado no modelo de Redução de Danos, que valoriza o cuidado com a própria saúde, sensibilizando e implicando o sujeito em seu próprio tratamento.

Em 2010, o projeto foi selecionado pelo Ministério da Saúde para integrar o programa de Consultórios de Rua Nacional, pelo reconhecido trabalho desenvolvido no Largo dos Mares, em Salvador.