Na ocasião, funcionários da saúde ampliaram o conhecimento em relação aos cuidados com esses pacientes

Em dois dias, entre a segunda (11) e terça-feira (12), profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família (USF) de Rio Sena e Alto de Coutos, ambos localizados no Subúrbio Ferroviário da cidade, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre cuidados com pacientes ostomizados. A ostomia é um processo cirúrgico feito para realizar um caminho alternativo para eliminar urina ou fezes, assim como no auxílio à respiração.

A ação, feita pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER) II, que fica no bairro de Coutos, foi realizada em formato de apoio matricial, na qual as equipes das USF’s que participaram se desenvolveram através de um processo de construção compartilhada de conhecimento, onde os profissionais de saúde da família, junto com os da área especializada, aprendem, compartilham e discutem casos como esse.

No primeiro dia foi realizado o aprendizado teórico sobre a ostomia, com o auxílio de um boneco simulador para dinamizar a troca de conhecimento e experiências sobre as diferenças dos procedimentos cirúrgicos do tipo e como cuidar e higienizar cada uma destas. Após isso, as enfermeiras das duas USF’s que participaram da ação tiveram a possibilidade de realizar uma aula prática com um paciente ostomizado do CER II na última terça.

De acordo com Flora Oliveira, Coordenadora de Atenção Especializada à Saúde da SMS, a iniciativa visa treinar a equipe de enfermagem da Rede Municipal da Atenção Primaria à Saúde, para um atendimento integrado e compartilhado que valoriza o acolhimento, autocuidado e adaptação desses pacientes, afim de proporcionar a pessoa ostomizada uma melhor qualidade de vida.

O CER II Coutos é coordenado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e contratualizado com o município de Salvador, compondo a Rede Municipal de Cuidados à Pessoa com Deficiência, ofertando além de serviços de reabilitação física e intelectual, serviço de atenção a pessoa ostomizada e concessão de bolsas de ostomia.