Médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, psicólogos, odontólogos, nutricionistas, e fisioterapeutas participaram da qualificação

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) receberam qualificação técnica na II Capacitação em Manejo Clínico de Doença Renal Crônica, realizada pelo Campo Temático de Doença Renal Crônica da Coordenadoria, de Atenção Especializada à Saúde – DAS, nesta quarta-feira (14). No total, noventa e um (91) profissionais das UBS: médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, psicólogos, odontólogos, nutricionistas, e fisioterapeutas das Unidades de Saúde dos 12 Distritos Sanitários do município de Salvador foram qualificados.

Os objetivos da capacitação são o de estimular o diagnóstico precoce e estadiamento adequado da doença, qualificar as equipes de saúde no reconhecimento dos fatores de risco para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica e apresentar o fluxo de encaminhamento para o atendimento especializado. A atividade foi realizada em caráter virtual através da plataforma Zoom.

Dentre os temas abordados, o Cenário da Doença Renal Crônica no Município de Salvador, estratégias para enfrentamento, Linha de cuidado à pessoa com Doença Renal Crônica – DRC, Fluxo assistencial à pessoa com DRC, manejo clínico da Doença Renal Crônica na Atenção Primária à Saúde e acessos vasculares que foram apresentados pelos profissionais de referência do Campo Temático de Doença Renal Crônica, Enfª Lília Improta, Enfª Jéssica Nunes e Enfª residente Jéssica Pena e do ambulatório de nefrologia do Hospital Alayde Costa, Drª Fernanda Albuquerque e Enfermeira Juliana Guimarães.

Doença Renal Crônica

A Doença Renal Crônica apresenta alta prevalência e atinge, principalmente, idosos, hipertensos e diabéticos, e muitas vezes é identificada tardiamente. Estima-se que aproximadamente 216.141 da população de Salvador tenha Doença Renal Crônica em algum estágio (10,46 % da população acima 20 anos).