Enquanto pacientes com Covid-19 lotam os equipamentos de saúde da capital baiana, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, intensificou a Campanha Municipal de Mobilização contra o Aedes, com o objetivo de desafogar a rede para tratamento dos casos de Covid-19. Desde o último dia 18 de março, agentes de endemias aumentaram a frequência de ações em pontos estratégicos da cidade.

Nesta semana, imóveis de acumuladores serão verificados, em parceria com a Limpurb e Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE). Os agentes realizarão inspeções casa a casa, no peridomicilio (frente, fundo e lados do imóvel), bloqueios de casos notificados, atendimento de solicitações via Fala Salvador (156) e captação de rumores de casos. Imóveis de acumuladores em parceria com a Limpurb e Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE). Na próxima semana, os agentes realizarão ações intensificadas em Instituições de Ensino, a exemplo de escolas, colégios, creches, faculdades, etc, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação.

De acordo com Andrea Salvador, diretora de vigilância em saúde da pasta, estas ações estão voltadas para inspeção em imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios que contenham depósitos que possam servir como criadouros do mosquito, como reservatórios, tanques, caixas d’água, vasos de plantas, etc.

A profissional faz um apelo para que a população colabore no combate ao Aedes. “Mais do que nunca precisamos da compreensão e apoio da população, pois sabemos o quanto o Aedes pode ser perigoso, aumentando ainda mais a demanda das equipes de saúde que estão na constante luta para salvar vidas de pessoas com a Covid-19, além de pressionar ainda mais a rede e os equipamentos municipais de tratamento do vírus”, explica.

Além destas ações, estão previstas inspeções zoossanitárias vetoriais em hotéis e pontos turísticos. Mercados Municipais e feiras livres; parques e estações de transbordo e demais órgãos públicos estarão no radar do Órgão nos próximos dias. Serão realizados, ainda, novos mutirões de limpeza, em parceria com a Limpurb. Borracharias, equipamentos de reciclagens, templos religiosos – igrejas e matrizes africanas, cemitérios, praças e bocas de lobo; além das Instituições de Saúde: UBS, UPA, Hospitais, Clínicas já foram alvo de ações específicas de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Prevenção
Para prevenir a proliferação do mosquito, a população deve estar atenta a algumas orientações, como: Não acumular materiais inservíveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, deverá guardar sempre em local coberto e abrigado da chuva; Tratar adequadamente a piscina com cloro. Se a  mesma não estiver em uso, esvaziar completamente, não deixando poças d’água. Para quem mora  em casas com lagos ou cascatas, deve mantê-las limpas ou criar peixes que se alimentem de larvas; Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guardá-los, sem água, em local coberto; Verificar se os ralos da casa não estão entupidos. Limpá-los pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja dexterna da geladeira com sabão; Manter os pratos dos vasos de planta sem água. Depositar areia para ajudar a drenagem; e manter reservatórios de água (tanques, caixa d’água, balde de água) sempre bem tampados e verificados.