O novo titular da SMS, Decio Martins, destaca a contribuição histórica da campanha Março Mulher deste ano

A Campanha Março Mulher, promovida pela Prefeitura através das Secretarias Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e outros órgãos municipais, chega ao fim com expressivos resultados. Com o tema “Saúde para todas as mulheres” milhares de soteropolitanas, inclusive mulheres trans e travestis, foram beneficiadas com uma série de ações e atividades direcionadas ao cuidado integral com a saúde.

A ampliação de serviços e exames voltados a saúde sexual e reprodutiva foi um dos destaques da Campanha, com significativo aumento de cirurgias eletivas e exames voltados a saúde sexual e reprodutiva, aliadas ao acrescentamento da oferta de serviços no Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH); assim como Cirurgias de Vasectomia e Laqueadura; exames de Histeroscopia cirúrgica, USG Transvaginal, Vasectomia, Laqueadura Tubária; e Lançamento do edital de Chamamento Público para ampliação da oferta de cirurgias ginecológicas. Centenas de mulheres foram contempladas.

Outro destaque foi a II Edição do Drive Thru – dignidade menstrual – com ponto de entrega de absorventes em 26 e 27/03, no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping Responsáveis. Além de voltadas a Saúde da Mulher por meio do Instituto AMAI e Pastoral da Criança, na última semana de março. A participação da biomédica e pesquisadora Jaqueline Goes – coordenadora da equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil, foi outro ressalto do Março Mulher.

Um dos principais investimentos foi a proposta “Caravana da Mulher”, com a concretização de rede de diálogos com temas relevantes a exemplo do “cuidado ao cuidador”, “Alimentação e Nutrição”, “Auto reconhecimento da violência”, revenção IST” serão realizadas no convento da Lapa. Além da oferta de serviços fundamentais; CadÚnico; Unidades Móveis – Atendimento Itinerante à Mulher em Situação de Violência; Vaga de emprego – Primeiro Passo; Oficina Horta em Casa; Oficina de currículo Saúde; Aferição de Sinais vitais; Atendimento clínico; Testagem rápida HIV/Hepatites e Sífilis; Antropometria; Autocuidado. A iniciativa contemplou milhares de mulheres, em diversos pontos da cidade.

O novo titular da SMS, Decio Martins, destaca a contribuição histórica da campanha deste ano. “Para a campanha deste ano trabalhamos por muitos meses com o objetivo de promovermos uma campanha à altura das nossas bravas e guerreiras mulheres de Salvador, que merecem o nosso reconhecimento e todo cuidado. A parceria firmada com a secretaria da SPMJ, Fernanda Lordêlo, e o trabalho conjunto das nossas equipes da Prefeitura, resultou em uma contribuição histórica neste Março Mulher, quando milhares de soteropolitanas foram beneficiadas”.

MULHERES TRANS E TRAVESTIS

Dezenas de mulheres trans e travestis puderam consultas com médico clínico; realizar impressão de cartão SUS com Nome Social; atualizar o cartão vacinal; agendar exames laboratoriais e de imagem.

MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA

Inúmeras foram as ações especiais voltadas para Mulheres em situação de rua, risco e vulnerabilidade social, bem como relacionadas aos programas Rede Cegonha e Mãe Salvador são parte da grade através dos consultórios na rua – Projeto Girassóis de Rua. Bazar, roda de Conversa “Um espaço para elas” – diálogo sobre atenção a mulher e a cidadania, espaço de vivências e lazer com arte, música, poesia, oficina de abayomi, oferta e troca de roupas e livros, ações de autocuidado e beleza; Apresentação do Ponto de Cidadania (Aquidabã) e realização de um dia da beleza trabalhando autonomia e autocuidado (maquiagem, penteado, manicure) para trans e travestis em situação de rua. Atividades de cuidado e estímulo a autoestima de mulheres em situação de vulnerabilidade com Desfile de moda estiveram na programação especial voltada para as mulheres em situação de rua.

HMS E MULTICENTROS

No Hospital Municipal de Salvador (HMS), houve uma mega oferta de exames de diagnóstico, com 100 USG de mamas e 150 USG transvaginais. Nos Multicentros foram ofertados mais serviços a exemplo da Colposcopia e USG (Transvaginal, Mamário, Pélvico, colposcopia), sendo que o Multicentro Liberdade abriu 182 vagas para consultas, e o Multicentro Amaralina 141 vagas e consultas, enquanto o Multicentro Carlos Gomes teve 91 ofertas. E 108 ofertas de exames e vagas com especialistas no Multicentro Vale das Pedrinhas

FEIRAS E AÇÕES ITINERANTES

Ações itinerantes para chegar àquelas mulheres que mais precisam também estiberam no roteiro do Março Mulher. A Praça da Revolução- Subúrbio; o Fim de Linha da Boca do Rio, receberam diversos serviços como a realização de testes rápidos (COVID, Sífilis, HIV e Hepatite), aconselhamento; Dispensação de preservativos femininos, masculinos e lubrificantes nas UBS; Atendimento e Orientação médica, de enfermagem e Odontologia; Dispensação de materiais educativos sobre prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero; Impressão de cartão SUS com Nome Social para mulheres trans e travestis; Serviços sociais itinerantes. A iniciativa alcançou mais de três mil soteropolitanas.

WEBINAR E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Além disso, foram realizados webninários e diversos encontros virtuais de promoção da saúde da mulher. E por fim, profissionais de saúde da Prefeitura de Salvador foram personagens da exposição fotográfica “Março Mulher – Saúde para Todas as Mulheres! ”, esteve aberta à visitação gratuita no Shopping da Bahia. A mostra retratou 12 mulheres que trabalham na área da saúde em diferentes funções, como homenagem ao gênero, no mês que se celebra o Dia Internacional da Mulher.