vacina_polio0108

Começou nesta segunda-feira (11), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta é imunizar contra a paralisia infantil 95% do público alvo, estimado em 173.644 crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para isso, estão sendo disponibilizados 358 postos fixos de vacinação, envolvendo 4.600 profissionais de saúde.

No Dia D da Campanha, que acontece no sábado (16), a vacinação acontecerá também em outros novos 73 pontos volantes de vacinação distribuídos entre escolas, creches, associações, igrejas, supermercados, shoppings, terminais rodoviários e estações de transbordo.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina no dia 6 de julho.

Paralisia infantil – A doença é causada e transmitida pelo poliovírus e a infecção se dá principalmente por via oral. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001 esta meta foi alterada para 95% da população alvo.

Bebês menores de um ano devem tomar a vacina da pólio em três etapas: aos dois meses, quatro meses e seis meses. O primeiro reforço é dado com um ano e três meses e o segundo aos quatro anos. Caso a vacinação esteja em dia, e as três primeiras doses já tenham sido dadas, por exemplo, não é necessário ir ao posto durante o período de campanha para mais uma dose da vacina se ainda não for hora do reforço.