Secretaria Municipal da Saúde ainda aguarda cerca de 43 mil crianças para serem protegidas contra pólio até de 12 de dezembro

Manter a capital baiana livre da paralisia infantil, imunizando pelo menos 95% das mais de 156 mil crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos que vivem em Salvador.
campanha_polio_prorrogada_2014Esse é o objetivo 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite que foi estendida na capital até 12 de dezembro. Até o momento, cerca de 43 mil pequeninos ainda não procuraram as unidades básicas do município para tomar a dose do imunobiológico. Esse ano durante a Copa do Mundo, técnicos do Ministério da Saúde detectaram no esgoto do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, a presença do polivírus selvagem tipo 1, causador da paralisia infantil. Porém, desde 1990 não havia registro de circulação do vírus no Brasil, resultado das políticas de prevenção e vigilância adotadas, principalmente, com a introdução da vacinação no calendário infantil.

Para garantir a cobertura vacinal na capital, a Secretaria Municipal da Saúde segue com um plano estratégico, quando equipes de imunização serão enviadas para creches e escolas, além de instalar pontos volantes em locais de grande movimentação de pessoas como shoppings, igrejas e praças. A população também conta com o serviço de vacinação nas 126 salas de imunização do município, funcionando de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.