logo_out_rosa11


Na quinta-feira (27) é comemorado o Dia de Combate ao Câncer de Mama. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde programou uma serie de atividades com o objetivo de mobilizar e alertar a população sobre a importância do controle e diagnóstico precoce da doença.

Uma das principais ações será a Caminhada Tocando Salvador que será realizada a partir das 08 horas na Praça do Campo Grande com a participação dos profissionais de saúde da Área Técnica de Saúde da Mulher, Distritos Sanitários de Brotas e Centro Histórico, além de pacientes. A atividade integra a programação do movimento Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, o que mais causa morte entre as mulheres.

 

A mobilização foi iniciada desde o início do mês através de palestras realizadas nas unidades de saúde, distribuição de material educativo e intensificação para realização de exames preventivos.

 

O Câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas por conta do diagnóstico tardio, ou seja, quando a doença é descoberta geralmente está em estágio avançado.

 

No ano passado, 166 mulheres morreram em Salvador por conta do câncer de mama. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de que até o final do ano surjam 780 novos casos da doença na capital baiana.