caminhada_vida

Estimular a prática regular de atividade física, contribuindo para adoção de um estilo de vida mais saudável, além da redução do sedentarismo e de seus efeitos deletérios à saúde. Este é o principal objetivo da Caminhada que será realizada neste sábado, 26 de novembro, das 08 às 12 horas, no Parque da Cidade (Itaigara). Estima-se a participação de duas mil pessoas entre profissionais de saúde e usuários do SUS.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Área Técnica Hiperdia, cuja atenção é voltada aos portadores de hipertensão e diabetes. O incentivo à prática regular de atividade física configura-se como uma estratégia importante para a promoção da saúde, uma vez que contribui para motivar e mobilizar indivíduo e coletividade para adoção de práticas saudáveis. São inúmeros os benefícios proporcionados por esta prática, tais como: aumento da auto-estima e do bem-estar, alívio do estresse, estímulo ao convívio social, auxilio na manutenção adequada dos níveis pressórios e glicêmicos, melhora da força muscular, contribuição para o fortalecimento dos ossos e pleno funcionamento do sistema imunológico.

A Estratégia Global para Dieta, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 30 minutos de atividade moderada para a redução dos riscos de doenças crônicas.

Doenças e agravos não transmissíveis (DANT)

As doenças e agravos não transmissíveis (DANT) respondem pelas maiores taxas de morbi-mortalidade e por cerca de mais 70% dos gastos assistenciais com a saúde no Brasil, com tendência crescente. Constituem um grande e heterogêneo grupo de doenças cujo controle é de grande importância para a saúde pública.

As DANT estão diretamente relacionadas à forma como a sociedade está organizada e ao estilo de vida da população. Muitas delas são decorrentes de hábitos não saudáveis, tais como: alimentação inadequada ou insuficiente em quantidade e qualidade, falta de atividade física (sedentarismo) e uso de tabaco, álcool e outras drogas lícitas ou ilícitas.

Dados do VIGITEL Brasil 2010 revelou que apenas 15,3% da população adulta ( ≥18 anos) de Salvador praticam atividade física no tempo livre, sendo este percentual maior entre os homens.

Programa Hiperdia

A Secretaria Municipal da Saúde, através das unidades de saúde, centros de referência e da rede contratada e conveniada, possibilita o acompanhamento do paciente com diabetes e/ou hipertensão com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, farmacêutico, odontólogo, psicólogo e educador físico. São disponibilizados remédios e insumos (como seringa, glicosímetro e fitas de glicemia) utilizados no tratamento e controle dos agravos. O paciente deve ser cadastrado no Programa Hiperdia e ter a prescrição médica. Informações: Disque Saúde 160.