Rio_sena_bvscA previsão é que as unidades sejam entregues às comunidades em seis meses, beneficiando 50 mil pessoas com serviços médicos e odontológicos

Mais atenção e saúde para cerca de 50 mil pessoas das comunidades de Boa Vista de São Caetano e Rio Sena, que passarão a contar, cada uma, com Unidade de Saúde da Família (USF). As solenidades de assinatura das ordens de serviço para a construção dos imóveis aconteceram na manhã desta segunda-feira (14/12), nos respectivos bairros.

“É uma grande vitória dessas populações, que há mais de 30 anos estão demandando por serviços básicos de atendimento à saúde”, destacou o prefeito João Henrique, acrescentando que a administração municipal tem se esforçado para dedicar cuidado e atenção a todas as camadas sociais, em especial, as que mais necessitam dos serviços públicos.

O secretário Municipal de Saúde, José Carlos Brito, disse que a proposta das unidades é promover maior dignidade e oferta nos serviços médicos e odontológicos do município. “Aqui em Boa Vista, especialmente, estamos resgatando uma dívida com a comunidade, já que o terreno está desapropriado há cinco e apenas agora tivemos condições de saldá-lo”, destacou.

Boa Vista

Planejada para atender cerca de 30 mil pessoas, a USF Boa Vista de São Caetano terá dois pavimentos nos 1.200 m2 de área construída; seis equipes completas; 12 consultórios médicos e seis odontológicos; salas de espera, vacina, curativo e procedimentos; farmácia e banheiros femininos, masculinos e adaptados para portadores de necessidades especiais. Para os funcionários, a unidade dispõe ainda de banheiros exclusivos, sala de reunião, almoxarifado e gerência.

Rio Sena

Nos 754 m2 de área construída, a USF Rio Sena contará com oito consultórios médicos e quatro odontológicos, quatro equipes completas e toda a estrutura padrão das USFs, que inclui salas de espera, vacina, curativo e procedimentos; farmácia, banheiros para pacientes e funcionários, sala de reunião, almoxarifado e gerência. A expectativa é atender cerca de 20 mil pessoas.

Previstas para serem finalizadas em seis meses, as obras de ambas as unidades tem início ainda esta semana. “Vai ser ótimo para toda a comunidade. Nossa família está precisando porque temos que nos deslocar para outras localidades para atendimento”, comemora o aposentado Celino Santos, morador de Boa Vista de São Caetano há 40 anos. “É uma reivindicação antiga porque temos que sair às pressas até para pedir socorro”, complementa a também moradora do bairro Idalice Cruz.

Vizinha da nova unidade de Rio Sena, Crizélia dos Santos já demonstrava ansiedade para a conclusão das obras: “Esse posto vai beneficiar a todos. É perto de casa e com isso não precisamos mais acordar cedo e gastar com transporte. Esperei 50 anos, o tempo em que moro aqui, mas valeu a pena”.