Dados do Ministério da Saúde apontam que 70% das brasileiras sofrem de cólicas, irritabilidade, acne, seborreia, corpo inchado e aumento do volume de pêlos no corpo por conta de alguma alteração no ciclo menstrual.

Um estudo do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) trouxe como tratamento para amenizar esses sintomas, um medicamento muito conhecido entre as mulheres: a pílula anticoncepcional.

Existem evidências definitivas sobre a finalidade terapêutica da pílula na minimização dos efeitos da tensão pré-menstrual como depressão, irritabilidade, fadiga, alteração do apetite, dores de cabeça, inchaço e distúrbio do sono. Além disso, para as mulheres que apresentam irregularidades no ciclo menstrual, o anticoncepcional age como um regulador hormonal, normalizando os intervalos entre uma menstruação e outra.

A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza gratuitamente em toda rede, métodos contraceptivos orais e injetáveis, com tempo de atuação variável. Estão disponíveis o Ciclo 21 ou Microvilar, combinado oral que deve ser tomado diariamente por 21 dias, no mesmo horário e ordem indicados na embalagem; o Notrel ou Norestin, minipílula para mulheres no período de aleitamento; além da Mesigyna (Noregyn) e Contracep (Depo-Provera), contraceptivos injetáveis com efeito mensal e trimestral respectivamente.

As interessadas em iniciar o tratamento terapêutico com anticoncepcionais devem dirigir-se à unidade municipal de saúde mais próxima e solicitar o cadastramento no programa de Planejamento Familiar. Se já possui a receita prescrita pelo médico, pode realizar a retirada do medicamento nas farmácias dos postos de saúde.

A maioria das pacientes não está consciente desses benefícios à saúde, bem como dos usos terapêuticos dos contraceptivos. Orientação e educação são necessárias para ajudar as mulheres a ficarem bem informadas a respeito de decisões de cuidados com a saúde e adesão ao tratamento.

Obs.: Vale salientar que o tratamento terapêutico com anticoncepcionais deve ser prescrito pelo profissional de saúde.