O não cumprimento do procedimento obrigatório pelo Governo Federal leva ao bloqueio do benefício

Encerra-se na próxima sexta-feira (30 de dezembro) o prazo para o Acompanhamento Obrigatório de Saúde do Auxilio Brasil. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reitera à importância de toda a população comparecer às unidades de saúde para garantir que o benefício não seja bloqueado.

Não é necessário nenhum agendamento prévio. Para ter acesso ao serviço, basta aos usuários comparecerem às unidades de saúde de saúde munidos do cartão do programa, documento de identificação com foto, além da caderneta da gestante, no caso das grávidas e do cartão de vacinação das crianças atualizado, quando houver. As mulheres em idade fértil, de 14 a 44 anos, e as crianças de até 7 anos também devem realizar o acompanhamento nutricional (peso e altura).

O Programa Auxílio Brasil em Salvador possui 281.736 pessoas para acompanhamento das condicionalidades da saúde na vigência 2022.2 (julho a dezembro de 2022). Até o momento, somente 82.314 pessoas foram acompanhadas, um percentual de 29,22% de cobertura. Faltando acompanhar um total de 199,422 beneficiários (70,78%).

A subcoordenadora da Atenção primária, Tainara Pereira, estimula aos beneficiários a necessidade do acompanhamento: “A secretaria vem criando estratégias para lembrar a população a importância do seu acompanhamento das suas condicionalidades de saúde realizados pelo Auxílio Brasil. Reforçando que caso não realizarem o acompanhamento terão seu benefício bloqueado”, orienta.

O secretário de saúde Decio Martins reforça a importância da adesão ao serviço em caráter de urgência: ”O número de pessoas pendentes para realizar o acompanhamento ainda é considerado alto e necessitamos mudar estes índices. O prazo está diminuindo, por isso a população não deve esquecer de realizar este procedimento essencial. É um atendimento rápido e necessário para o monitoramento da política pública, então para aqueles que ainda não foram, peço que se dirijam para os postos de saúde de nossa cidade”, orienta.

Os acompanhamentos das condicionalidades de saúde podem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, em uma das 161 unidades de saúde existentes em Salvador.