saudenafolia_coletiva_quarta_feira_menorRedução dos atendimentos por intoxicação alcoólica e agressões por arma de fogo foram destaques positivos na área da saúde durante a folia

Os módulos assistenciais à saúde montados pela Prefeitura nos circuitos do carnaval contabilizaram 6.343 atendimentos durante toda a folia, número 12,9% maior que a folia momesca do ano passado. “Em geral, tivemos um aumento no número de atendimentos, mas é importante ressaltar que esse ano a Prefeitura promoveu mais um dia oficial de Carnaval, que foi a quarta-feira”, explicou José Antonio Rodrigues Alves, secretário municipal da Saúde.

Do total de admissões, o circuito Dodô respondeu por 61% (3.791) das ocorrências, enquanto o Osmar somou 35% (2.155) dos atendimentos na folia. O posto Farol da Barra liderou o volume de intervenções com 1001 entradas, seguido dos módulos Ademar de Barros (869), Piedade (802) e Sabino Silva (712).

Os procedimentos clínicos permaneceram como a principal causa dos atendimentos com 75% do total de ocorrências. Os procedimentos bucomaxililofaciais (9,7%), as intervenções cirúrgicas (7,9%) e procedimentos ortopédicos (6%) responderam pelo restante das admissões.

Este ano, a redução dos casos de intoxicação alcoólica chamou a atenção das equipes de saúde que atuaram na folia momesca. Os módulos assistenciais contabilizaram 621 ocorrências por embriaguez, um decréscimo de 15,5% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Apesar do número decrescente de foliões fazendo o uso excessivo do álcool, a quantidade de mulheres que deram entrada nos módulos com o quadro de intoxicação alcoólica superaram a de homens com os mesmos sintomas. Do total, 58% foram do sexo feminino.

As agressões por arma de fogo também apresentaram redução significativa. Enquanto no carnaval de 2015 foram registrados 22 pessoas atingidas por disparos nos circuitos, esse ano três ocorrências foram contabilizadas durante a folia.

Na noite de sexta-feira (05), foi registrado o único óbito da festa. Um folião pipoca de 35 anos, foi atingido por duas facadas na região cervical e no tórax, em Ondina, e não resistiu aos ferimentos.