Dois mutirões semestrais auxiliaram a desafogar a fila de demandas represadas em virtude da pandemia da Covid-19

A oferta de consultas e exames especializados nos Multicentros de Saúde de Salvador alcançou a marca de 624 mil procedimentos eletivos em 2022. Para ampliar a resolutividade dos casos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou duas temporadas esse ano do mutirão de atendimentos aos finais de semana com 12 edições, no intuito de desafogar a fila de demandas represadas em virtude da pandemia da Covid-19.

Durante o mutirão, equipes multiprofissionais estiveram envolvidas para realizar consultas em múltiplas especialidades, à exemplo de angiologia, cardiologia adulto, endocrinologia adulto, oftalmologia, urologia, dermatologia, mastologia, neurologia adulto e pediátrico, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia, ginecologia e gastroenterologia, além de exames de doppler de vasos, ultrassonografia (aparelho urinário, articulação, bolsa escrotal, mamária bilateral, próstata via abdominal, tireoide, pélvica, transvaginal, abdômen superior e total).

Vale salientar que essas especialidades também estão presentes na rotina das unidades de saúde, bem como os ambulatórios segmentados de reabilitação, hepatites virais, doença falciforme e HTLV. O cidadão encontra ainda o posto de coleta de exames de laboratório como hemograma, glicemia, urina, fezes e teste rápido de gravidez e IST.

O titular da SMS, Decio Martins explica que os multicentros passam por constantes aperfeiçoamentos para ofertar com qualidade os serviços de atenção integral à saúde da comunidade por meio de assistência especializada ambulatorial. “Vivemos um ano com um cenário de redução de investimentos no setor da saúde pelo governo federal, mas ainda assim conseguimos assegurar ampliações significativas na oferta de procedimentos na cidade priorizando a saúde da população, em especial, para quem mais precisa com a prevenção, diagnóstico e tratamento. Também conseguimos implantar processos mais eficazes que geraram a melhoria de alguns indicadores e tenho certeza que o paciente SUS da capital baiana já consegue perceber a diferença desse cuidar mais humanizado na rede municipal de saúde”.

Os quatro equipamentos, localizados nos bairros da Liberdade, Carlos Gomes, Amaralina e Vale das Pedrinhas, funcionam de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, exceto feriados.