Serviços da LIMPURB são realizados em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses

Mais de 800 quilos de lixo e materiais inservíveis recolhidos. Esse foi o balanço do primeiro dia da Operação de Combate ao Aedes na A Vila 2 de Julho e a Travessa Heide Carneiro, no bairro do Trobogy.

O trabalho conjunto do Centro de Controle de Zoonoses com a LIMPURB visa intensificar os serviços de limpeza, roçagem e capinação de terrenos baldios, além da retirada de resíduos em geral para reduzir as chances do avanço da infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em localidades de maior vulnerabilidade. Nesta quarta-feira (11), as atividades seguem no Trobogy e foram iniciadas no Pau Miúdo.

“A força-tarefa acontece em parceria com as comunidades, que, a partir de orientação prévia da LIMPURB, retiram de casa materiais velhos e sem uso para serem levados pelos agentes de limpeza para locais apropriados. Entre os objetos descartados estão garrafas pet vazias, vasos sanitários inutilizados, garrafas de vidro, colchões, entulhos em geral e tudo o que possa vir a ser foco da Aedes. Temos que trabalhar em muitas frentes e a participação dos moradores das comunidades onde está sendo realizada a Operação de Combate ao Aedes é fundamental, porque eles são peças chave nessa batalha contra o Aedes aegypti”, ressalta Marcus Passos, presidente da LIMPURB.

De acordo com Leo Prates, titular da pasta da Saúde em Salvador, o enfrentamento das arboviroses no município deve ter “Cerca de 80% dos focos do Aedes identificados pelos agentes de combate às endemias na capital baiana são encontrados dentro dos domicílios. O poder público tem empenhado esforços para conter o avanço da infestação com o trabalho articulado entres as secretarias, mas é necessário que a população possa ser uma parceira na luta contra o mosquito”, destacou.

Em 2020, os mutirões contra o Aedes já percorreram as localidades de Plataforma, São Tomé de Paripe e Mirante de Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Durante todo o mês de março, as ações serão intensificadas em localidades prioritárias.