O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) divulgado no mês de maio, apontou que os bairros pertencentes ao Distrito Sanitário Liberdade possuem Índice de Infestação Predial entre 1,7% e 3,8%, percentuais considerados de médio risco para ocorrência de uma epidemia da doença, segundo o Ministério da Saúde.


Por conta disso, o Programa Municipal de Combate à Dengue tem intensificado as ações na região durante todo o mês de julho. Nesta quarta-feira (18), os alunos da Escola Carlos Novarese (Lapinha) receberão orientações sobre métodos de combate e prevenção através de palestra e distribuição de material informativo. A mesma atividade será realizada no local no dia 25 deste mês.

No dia 24, as ações estarão concentradas no bairro do Pero Vaz, onde serão colados cartazes educativos nas instituições situadas na comunidade. Dando continuidade ao combate ao mosquito, os agentes de endemias farão à distribuição de panfletos no Restaurante Prato do Povo, Liberdade. O bairro recebe também, no dia 27, uma palestra sobre o tema para os alunos da Escola Sonho Meu.

Para fechar o mês de julho, está programada uma mobilização na Igreja Assembléia de Deus, Rua Lima e Silva. No evento, que ocorrerá no dia 31, serão apresentados métodos de prevenção, enfatizando o importante papel da população para o controle do mosquito transmissor da dengue.

É importante salientar que o combate à dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e, sobretudo, da população. O Aedes aegypti se reproduz em locais que apresentam condições propícias, como água limpa ou pouco poluída. Para que haja uma redução de casos da doença, é necessário à conscientização e participação de todos.