Lançamento contará com novos serviços: cadastramento para o Primeiro Passo e vacinação antirrábica

O Saúde nos Bairros, programa promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue garantindo diversos serviços assistenciais de forma itinerante, facilitando o acesso da população à exames e consultas especializadas. Nesta quarta-feira (02), a vice-prefeita e secretária, Ana Paula Matos, acompanha as atividades às 8h, no Campo do Alto da Terezinha, localizado na Rua Bela Vista.

Duas novidades foram integradas ao programa e, dentre os atendimentos de saúde ofertados, tutores também poderão levar seu animal de estimação para receber a vacina antirrábica; bem como, em parceria com a Secretaria de Políticas Para Mulheres, Infância e Juventude, os interessados poderão realizar cadastramento para o Programa Primeiro Passo. O Programa Primeiro Passo é um auxílio financeiro concedido pela Prefeitura de Salvador para famílias com crianças em idade de creche e pré-escola, não matriculadas na rede municipal de educação. O objetivo do programa é proteger os direitos da criança na primeira infância (até 5 anos). As equipes da SPMJ, além de realizarem o cadastro, também farão a ação CRAM em Movimento, que faz alusão aos Centros de Referência e Atendimento à Mulher em Salvador e tem o objetivo de formar multiplicadoras na prevenção à violência contra a mulher.

A vice-prefeita de Salvador e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância do projeto que vem sendo um divisor de águas no cuidado com a saúde do soteropolitano e fala sobre as novidades inseridas no atendimento. “Estamos reforçando o acolhimento, a promoção da saúde e a prevenção de agravos, além de desafogar demandas reprimidas, além de ampliar acessos. Nosso projeto tem sido um diferencial não só pelos serviços prestados, mas também pela integralidade, qualidade, atenção e cuidado direcionados aos pacientes. Nesta quarta, por exemplo, agregaremos dois importantes serviços como o cadastramento para o programa Primeiro Passo e vacinação antirrábica para animais. Essa intersetorialidade amplia ainda mais o número de beneficiados”, afirmou.

No Alto da Terezinha, até o dia 11 de agosto, estão sendo ofertados atendimentos odontológicos, Raio -X, consultas médicas especializadas; Ecocardiograma transtorácico e Eletrocardiograma; Ultrassonografias: (abdômen total, articulação, Doopler colorido carótidas e vasos para membro, tireóide, mamária bilateral, pélvica (ginecológica); Mamografia; além de exames laboratoriais e vacinação (humana e antirrábica); cadastramento para o Programa Primeiro Passo.

Esse é o 11° bairro da capital baiana beneficiado com a ação, que já percorreu Bosque das Bromélias, Jardim das Margaridas, Tororó, Calabetão, Bom Juá, Cajazeiras e Fazenda Coutos III, o Nordeste de Amaralina e Valéria e, atualmente, também segue prestando serviços em Dom Avelar.