O Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, inaugurado pela Prefeitura de Salvador em setembro de 2023, e gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já realizou 1.310 atendimentos até este 23 de janeiro, para as 406 pessoas cadastradas nos serviços, registrando uma média de 600 atendimentos por mês.

O equipamento conta com serviço médico clínico e em psiquiatria, atendimento multiprofissional em saúde com assistente social, psicólogos, farmacêutica, enfermeiro e técnicos de enfermagem, além do atendimento administrativo. O acesso aos serviços do ambulatório ocorre por meio do acolhimento por demanda espontânea e referenciada dos serviços de saúde e socioassistenciais.

A equipe está qualificada para atender pessoas LGBT+, com 18 anos ou mais, munícipes de Salvador, que necessitem de abordagens relacionadas à atenção integral à saúde de pessoas trans e travestis, incluindo acompanhamento para hormonização e/ou assistência a pessoas LGBT+ com sofrimento psíquico moderado e/ou clínica e psiquiátrica e/ou atenção à saúde sexual e reprodutiva com foco na prevenção combinada ao HIV e na detecção precoce dos cânceres de mama e útero.

“O Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+ é um marco dessa gestão, e um orgulho para a nossa cidade, sendo um equipamento público de grande relevância, pois vem promovendo e garantindo serviços de qualidade, assegurando o cuidado especializado em saúde que essa população tanto necessita. Os números de atendimento expressam a relevância e o alcance que tem”, destacou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.

A unidade está localizada no anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com acolhimento de novos pacientes às terças e quintas-feira.