Uma equipe formada por 15 alunos do Mestrado em Saúde Internacional da Michigan State University (EUA) participará, nesta quarta-feira (04), de uma visita técnica às instalações da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador, no Pau Miúdo.

O encontro faz parte da grade do Curso de Extensão em Política e Gestão do Sistema Único de Saúde, que prevê ainda, aulas teóricas e visitas às Unidades de Saúde que compõem o SUS na Bahia durante todo o mês de julho.

O objetivo é conhecer como é feita a assistência em casos de emergência à população de Salvador e como o sistema se articula com as demais unidades nos seus diversos níveis de complexidade. Durante a atividade os alunos também terão a oportunidade de ouvir relatos dos profissionais da instituição.

SAMU – Instalado em Salvador desde julho de 2005, o SAMU 192, é composto por 850 funcionários nas diversas categorias, 24 motolâncias, 2 ambulanchas, 71 ambulâncias de suporte básico e mais 8 de suporte avançado. A rede conta ainda com 14 bases descentralizadas espalhadas estrategicamente pela cidade com o intuito de reduzir o tempo entre a chamada e o atendimento à vítima.

O SAMU realiza em média 400 atendimentos e até 200 acolhimentos em postos de saúde diariamente.