Acontece nesta quarta-feira (14), uma visita de campo com os agentes comunitários de saúde do Distrito Cabula/Beirú para que eles aprendam a identificar uma área de risco.

A visita vai ser realizada sob a coordenação da engenheira Rita Moraes com a participação dos engenheiros Gilberto Campos e Paulo Feitosa.

A ação faz parte do Segundo Curso de Capacitação de Agentes de Saúde, uma parceria da Defesa Civil de Salvador (Codesal) com a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é fazer com que os profissionais de saúde das localidades entorno, se tornem multiplicadores em proteção civil, contribuindo para a promoção da segurança global da população através da redução de desastres no município de Salvador.

“Os agentes de Saúde conhecem bem a comunidade onde trabalham, sabem as
necessidades e estão diariamente com aquelas pessoas. Por isso a necessidade de fazer com que eles aprendam sobre percepção de risco e como é feito o nosso trabalho”, diz o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim.

Os moradores também participaram de visitas técnicas sobre percepção de risco, ampliando noções e conceitos acerca de Defesa Civil e seus temas transversais.

De acordo com o subcoordenador de Apoio as Ações de Defesa Civil, Tomaz Miranda a ação é de fundamental importância. “Essa é a continuidade de uma atividade que começou no distrito de Pau da Lima. Os agentes de saúde têm respeito e credibilidade nas comunidades onde atuam e conhecem os moradores pelo nome. O que faz com que o trabalho seja difundido também com o foco em saúde”, acrescentou.

A previsão é que no próximo ano, mais três Distritos Sanitários participem da ação. Nesta sexta-feira (16) vai acontecer o encerramento da capacitação.