Voltada para Agentes Comunitários de Saúde, trabalhadores da Atenção Primária à Saúde, e usuários, uma Roda de Conversa promovida pelo Instituto de Cegos da Bahia (ICB), com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abordará “A Importância do Suporte Psicológico para Pessoas com Deficiência Visual e seus familiares/cuidadores”, nesta quinta-feira (13), às 14 h. As inscrições para a participação desses públicos seguem abertas através do e-mail: cat@institutodecegosdabahia.org.br.

A ação acontecerá no auditório da sede do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), localizado na rua José de Baixo, nº 55, Barbalho. Com o tema “A importância do suporte psicológico a pessoas com deficiência visual e seus familiares/cuidadores”, a roda de conversa terá palestra de representantes da equipe de Psicologia do ICB, e contará com a presença de usuários dos serviços para troca de experiências construtivas.

A subcoordenadora de Ações Estratégicas da SMS, Djara Mahim, reforça a importância da participação dos Agentes Comunitários de Saúde e trabalhadores da Atenção Primária à Saúde na iniciativa. “É uma oportunidade desses profissionais adquirirem relevantes aprendizados acerca das questões que envolvem a importância do suporte psicológico para pessoas com deficiência visual e seus familiares/cuidados. Por meio do diálogo, da troca de experiências e de informações, é possível qualificarmos cada vez mais a assistência prestada para essas pessoas no âmbito do SUS municipal”, considera.

Parceria

O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) é uma organização da sociedade civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que nasceu do desejo de amparar deficientes visuais de todas as idades que viviam pelas ruas de Salvador sem nenhum tipo de assistência. Partiu do prof. Alberto de Assis a ideia de acolhê-los num espaço único onde poderiam receber a proteção necessária para si e suas famílias. Para isso, contam com apoios e parcerias, como da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS), e Diretoria da Regulação, Controle e Avaliação (DRCA).