Os adultos na faixa etária entre 40 e 49 anos são a maioria entre os que ainda não tomaram a 3ª dose contra a Covid-19 em Salvador, ou seja, 146.571 mil pessoas não compareceram aos postos para receber a dose de reforço. Em segundo lugar no ranking, com 126.734 faltosos, estão pessoas de 50 a 59 anos, seguidas de outros 111.087 indivíduos com idade entre 30 e 39 anos sem a 3ª dose. No total, mais de 545.718 mil pessoas com 18 anos ou mais estão atrasadas com a dose de reforço na capital baiana. Já os atrasados com a 2ª dose são 189.977 mil, de acordo com dados gerados pelo Sistema VIDA, na tarde desta terça-feira (08).

Os números preocupam a Prefeitura que, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza hoje (09) mais um Mutirão da 3ª dose com a estratégia ‘Liberou Geral’ para alavancar a cobertura considerada abaixo do ideal.

Aumentar a quantidade de soteropolitanos com ciclo vacinal completo e diminuir o risco de contagio é o foco da SMS, conforme avalia Decio Martins, subsecretário da pasta. Para o gestor, prevenir as formas graves da Covid-19 e, consequentemente, diminuir o risco de internações e óbitos estão entre os principais motivos que reforçam a necessidade de realizar o ciclo completo de vacinação contra a doença, isso porque, após alguns meses desde a segunda dose, a resposta imunológica tende a diminuir.

“A chamada terceira dose é necessária para aumentar a proteção contra a Covid-19, inclusive, as novas variantes, por isso, convocamos a todos que compareçam a um dos postos o quanto antes e façam a sua parte, pois estamos atuando estrategicamente, aumentando os locais de vacinação e diminuindo as exigências, não tem justificativa para as pessoas não cumprirem com a responsabilidade, não por acaso mais de 80% das pessoas internadas em UTIs com Covid-19 não se vacinaram ou não estão com o esquema vacinal completo”, alerta.

CONFIRA OS POSTOSA DO MUTIRÃO 3ª DOSE COM LIBEROU GERAL

3ª DOSE – GESTANTES E PUÉRPERAS – LIBEROU GERAL – PFIZER
Que tomaram a 2ª dose até o dia 08/09/2021.

Drive: Unijorge (Paralela) e Atacadão Atakarejo (Subúrbio)
Ponto fixo: USF Terreiro de Jesus, USF Vila Matos, USF São Gonçalo, USF Parque Pituaçu, UBS José Mariane, USF Cajazeiras XI, UBS Péricles Laranjeiras, USF Santa Mônica, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II, USF Alto de Coutos II, USF Vale do Matatu, UBS Ministro Alkimin e USF Cambonas.

Documentos: A interessada deve apresentar OBRIGATORIAMENTE originais e cópias do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

3ª DOSE – 18 ANOS OU MAIS – LIBEROU GERAL – OXFORD
Que tomaram a 2ª dose até o dia 11/10/2021

Drive: Unijorge (Paralela), 5º Centro, Shopping Bela Vista (9 às 16h), Vila Militar, Atacadão Atakarejo (Subúrbio)
Ponto fixo: 5º Centro, USF Federação, UBS Ramiro de Azevedo, USF João Roma Filho, UBS Vale dos Lagos, USF São Marcos, USF Gal Costa, USF Cambonas, USF Cajazeiras X, USF Cajazeiras V, UBS Nelson Pihauy Dourado, USF Antônio Lazzarroto, UBS Frei Benjamin, USF Dep. Luiz Braga, USF Mussurunga, USF San Martim III, USF Santa Luzia, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II, USF Alto de Coutos II, USF Curralinho, Shopping Bela Vista (09 às 16h) e Clube dos Oficiais.

Documentos: O interessado deve apresentar OBRIGATORIAMENTE originais e cópias do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.