As diretrizes do Ministério da Saúde para atenção à saúde dos jovens e adolescentes e assuntos ligados à realidade desse público, farão parte do conteúdo programático do curso de Formação de Adolescentes Multiplicadores em Protagonismo Juvenil. Hoje (14), a área técnica de Saúde de Adolescentes e Jovens da Secretaria Municipal da Saúde promoveu a aula de abertura da capacitação.

Para essa formação, foram disponibilizadas 60 vagas para jovens entre 13 e 16 anos matriculados na rede pública de ensino, sendo 30 vagas para o turno matutino e o restante no turno da tarde. O aluno Walter Henrique Araújo, 16 anos, acredita que o beneficio do curso vai além dos conhecimentos adquiridos na sala de aula. ”O curso é muito importante porque a gente aprende a seguir o caminho certo. Eu pretendo ajudar muitos colegas meus e a comunidade onde moro”, explica.

De acordo com a coordenadora da área técnica de Saúde de Adolescentes e Jovens, Maria José Nery a temática do curso engloba aspectos recorrentes nesta faixa etária: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, prevenção do abuso de álcool e drogas. “Trabalharemos com a auto-estima desses garotos, abordando temas como homofobia, violência, saúde da população negra e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) buscando dar uma formação mais humana aos nossos alunos”, afirma.

Curso – As aulas ocorrerão sempre às quintas-feiras com término programado para abril de 2013, completando 9 meses de duração. Após a conclusão, os jovens participantes receberão certificado em uma cerimônia de formatura, podendo atuar como multiplicadores na comunidade onde vivem com o auxílio do profissional da unidade de saúde da sua área de abrangência.