A Assessoria de Promoção da Equidade Racial e a Área Técnica de Saúde dos Adolescentes e Jovens, ambas da Secretaria Municipal da Saúde, marcam presença no carnaval de Salvador pela Promoção da Paz. Desde o início da festa adolescentes participam de pesquisas sobre a percepção do racismo e da violência.

Já nos postos de saúde instalados nos circuitos da folia, as equipes de trabalho monitoram o preenchimento do item raça/cor nas fichas de atendimento e aplicam enquetes com os trabalhadores para compreender a percepção dos mesmos sobre a importância deste quesito, cujo objetivo é fortalecer as atividades da SMS, a partir das informações epidemiológicas numa perspectiva de equidade racial. Para o trabalho ser realizado durante o carnaval, os profissionais da recepção passaram por treinamento.

Paralelo a estas atividades, a Assessoria de Promoção da Equidade Racial (ASPERS) marca presença no Observatório da Discriminação Racial, promovido pela Secretaria Municipal da Reparação, na Ladeira de São Bento, notificando casos de violência contra a mulher. Os registros serão encaminhados para atendimento especializado na rede municipal de saúde.

Todas as atividades contam com a distribuição de material educativo abordando a promoção da paz e equidade racial. As ações também contam com apoio do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA.