lei-anti-fumoA Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realiza no próximo dia 28 de agosto, ações educativas em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O evento acontece de 8h às 12h, na Praça de Cajazeiras X. No local, as pessoas receberão materiais educativos, orientações do programa municipal de combate ao tabagismo e ainda poderão realizar exame para medição da capacidade pulmonar do fumante e ex-fumante, e daí ser indicado o melhor tratamento para o paciente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, obtidos através da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), realizada em todas as capitais brasileiras, Salvador apresentou um percentual de 11,5% fumantes no ano de 2007 e 10% em 2008, entre a população acima de 18 anos. O estudo demonstrou ainda que as mulheres fumam menos que os homens, apresentando no ano de 2008 um percentual de 4,5% a menos do que os homens.

As primeiras causas de óbito em Salvador, assim como todo o país, concentram-se nas doenças relacionadas ou agravadas pelo tabagismo, dentre elas as neoplasias, doenças do aparelho respiratório e doenças do aparelho circulatório. Estudos revelam que mais de 80% dos tipos de cânceres de pulmão estão relacionados com o tabaco. Em Salvador, dentre os tipos de cânceres, o de pulmão é o que mais mata, representando em torno de 17% dos óbitos por neoplasias e uma taxa de mortalidade de 8 por 100.000 habitantes.

As pessoas que desejam parar de fumar podem contar em Salvador com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT) da SMS. Ele integra a rede de atenção básica, com unidades credenciadas no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) e profissionais capacitados em todos os Distritos Sanitários.  Atualmente, as unidades que desenvolvem as ações do programa são: UBS São Francisco (D.S.Centro Histórico); UBS Mário Andréa (D.S.Brotas); USF Candeal (D.S. Brotas) e UBS Mussurunga  (D.S.Itapuã). Em 2008, 516 pessoas participaram dos 36 grupos para cessação do fumo desenvolvidos nas Umidades de Saúde.