logo_aristidesProgramação

Encerrando as atividades em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Aristides Novis realiza nesta sexta-feira (01), das 08h às 17h, uma ação social na própria sede. A programação conta com palestras educativas, oficinas, atividades físicas e atuação dos grupos de dança, música e teatro da unidade. Foram convidados ainda, estudantes e artistas para apresentar seus trabalhos como o Grupo de Teatro da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) e o Coral COFIP Petrobrás.

A fim de promover o bem estar e saúde dos pacientes e familiares serão disponibilizados durante todo o dia serviços de massoterapia, salão de beleza, triagem auditiva e vocal, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Haverá também um bazar e ações de saúde bucal, com escovação orientada. Confira programação.

O evento será finalizado com a apresentação do grupo de teatro da Unidade de Saúde da Família Santa Luzia, uma roda de conversa com todos os participantes e uma confraternização.

O CAPS Aristides Novis fica na Rua Laurindo Regis, nº. 01, no Engenho Velho de Brotas, próximo ao Parque Solar Boa Vista.

Saúde mental – A Luta Antimanicomial possibilitou a reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental através do fechamento dos hospitais psiquiátricos e a criação de serviços substitutivos, como os CAPS. A partir disso, o trabalho passou a enfatizar o convívio na família e na sociedade, além do exercício da cidadania da pessoa com transtorno mental.