O objetivo foi trabalhar a prevenção ao suicídio, alvo da Campanha Setembro Amarelo

Com o objetivo de chamar a atenção para os sinais e fatores de risco associados ao suicídio, uma ação foi realizada na manhã da última terça-feira (13) nas ruas da Ilha de Bom Jesus dos Passos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da equipe do Provida, divulgou os contatos do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização que realiza apoio emocional através de seus canais de atendimento.

O trabalho do CVV, que é realizado de forma anônima, voluntária e gratuita, é considerado uma referência em relação ao atendimento em saúde mental de maneira remota. Através do disque 188, eles atendem em todo território nacional, 24 horas todos os dias.

A ação de conscientização sobre o tema e propagação desses canais de contato do CVV foi realizado pelos agentes comunitários de saúde Cláudio Sá Barreto e Antônio Spínola, pelo psicólogo Vagner Nunes e pela fisioterapeuta Ivete Spínola.

De acordo com Jaina Rios, Diretora do Provida responsável pelos serviços de saúde das Ilhas, a mobilização promovida nas ruas ressalta a importância de cuidar da saúde mental. “Essa divulgação é um meio de prevenção ao suicídio, e nós temos a obrigação de mostrar esse caminho e reforçar que essas pessoas não estão sozinhas. A ação também é parte de um plano de fortalecimento à assistência em Saúde Mental, elaborado pela nossa equipe com a participação de gestores da Secretaria de Saúde e do CAPS Maria Celia”, ressalta.