A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou nesta quarta-feira (11), uma ação conjunta de combate ao Aedes Aegypti e prevenção da leptospirose. O foco da varredura foi a região de Praia Grande, na Ilha de Maré, onde as condições ambientais e o descarte irregular de resíduos colaboram para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.

A mobilização teve como objetivo alcançar o maior número de residências e revisitar locais onde já foram identificados a presença de focos em visitas anteriores. Hoje, cerca de 250 casas foram vistoriadas e tiveram os criadouros eliminados.

Devido ao desabastecimento de água que afeta a localidade, os moradores fazem o armazenamento em recipientes descobertos, como tuneis e baldes, propiciando o ambiente ideal para a reprodução das larvas do mosquito. Para combater a infestação, o tratamento focal com larvicida foi aplicado pelos agentes nas residências, além de ações educativas, orientando e alertando os próprios moradores sobre as suas responsabilidades quanto ao combate da epidemia em parceria com o poder público.

Em relação à leptospirose, os ratos aparecem em bando devido a fatores ambientais, como descarte irregular de lixo. Para combater a leptospirose foi utilizado raticida na forma de pó de contato e blocos parafinados.

“Nessa primeira etapa, os agentes da área realizaram o monitoramento. No entanto, caso seja identificada a necessidade retornaremos para reforçar o combate ao mosquito”, ressaltou Isolina Miguez, coordenadora do Programa de Controle da Arboviroses.

LIVE MINISTÉRIO DA SAÚDE