dia_mundia_tuberculoseNa semana de 22 a 26 de março os profissionais das Unidades de Saúde com Programa de Controle da Tuberculose vão desenvolver atividades educativas e  de busca aos Sintomáticos Respiratórios.

As ações acontecem em comemoração ao dia Mundial da Tuberculose, comemorado em 24 de março. Serão realizadas atividades como café da manhã nas Unidades com os pacientes em tratamento, caminhada pelos bairros, palestras na comunidade, Feiras de Saúde, e apresentação de peças de teatro. A idéia é chamar atenção sobre a doença, abordando a prevenção e  tratamento.

Salvador é a terceira capital em número de casos e um dos municípios que o Ministério da Saúde considera prioritários na luta contra a tuberculose, pois registra uma média de 3 mil casos a cada ano. Para enfrentar a doença, a Secretaria Municipal da Saúde presta serviços de atendimento ao portador, através do Programa de Controle da Tuberculose.

Atualmente, 73 unidades da rede municipal de saúde oferecem o serviço específico, o que tem facilitado o acesso do paciente. Além de prestar atendimento ambulatorial e disponibilizar a medicação, a SMS procura estimular o paciente a realmente aderir ao tratamento, que não pode ser interrompido durante pelo menos seis meses.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado bacilo de Koch, que tem nome científico de Mycobacterium tuberculosis. É uma doença contagiosa, transmitida por via respiratória, atingindo principalmente os pulmões. A melhor maneira de evitar a tuberculose é o rápido diagnóstico e o tratamento, que leva pelo menos seis meses. O abandono do mesmo é a principal dificuldade para a cura da doença. Principais sintomas: tosse persistente por mais de três semanas, febre geralmente baixa no final da tarde, suor intenso,  principalmente à noite, e perda de peso.

Confira a programação nas Unidades de Saúde

DS Pau da Lima

22/03 – a partir das 14h no Espaço AXE, atividades educativas na comunidade.
22 à 26/03 – palestras e exibição de filme  nas salas de espera e comunidade, intensificação da busca de Sintomáticos Respiratórios e realização de teste rápido HIV.
24/03: Café da manhã para os pacientes em tratamento de tuberculose.

DS Cabula/Beiru

23/03- 14h – caminhada na área do PACS do 6º CS e CS Pernambués e peça teatral no colégio Maria Dolores.
22 à 26/03 – atividades educativas nas Unidades de saúde e comunidade e entrevista na rádio comunitária.

DS Boca do Rio

24/03 – Peça teatral no 12º CS.
22/03 à 26/03 – atividades educativas e dramatização em sala de espera e lanche para os pacientes em tratamento no dia 25/03 no 12º CS.

DS Barra/ Rio Vermelho

22 à 26/03 – atividades educativas nas salas de espera e comunidade, apresentação de fantoches, exposição de cartazes, caminhada no Parque da Cidade. Serão oferecidos lanches para os participantes durante as apresentações.

DS Itapuã

22/03 à 26/03 – atividades educativas nas salas de espera e comunidade, apresentação de peça teatral.
24/03 – Caminhada pelas ruas do bairro da Paz, visita a creche Santa Casa de Misericórdia, café da manhã na USF Nova Esperança e encontro com a comunidade na Feira de Itapuã.

DS Centro Histórico

23/03 – Igreja da Trindade, 14H, apresentação de peça teatral com profissionais da US Marechal Rondom para os moradores de rua e integrantes do Projeto Levanta-te e Anda.
24/03 – US Ramiro de Azevedo,  atividade educativa e apresentação de peça teatral com profissionais do LACEN e café da manhã para os pacientes em tratamento.

DS São Caetano Valéria

24/03 – atividades educativas durante a manhã no Final de Linha de ônibus da Fazenda Grande do Retiro. Apresentação de peça teatral, distribuição de leite de soja.
22 a 26/03 – atividades educativas nas salas de espera das unidades de saúde.

DS Liberdade

25/03 – encontro com palestra e exibição de filme na Escola  Parque, na Caixa D’água, das 14 às 17h.
De 22/03 à 26/03 – desenvolvimento de atividades educativas com Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades de saúde e comunidade, busca ativa  de Sintomáticos Respiratórios.

DS Subúrbio Ferroviário

25/03 – atividade educativa na USF Fazenda Coutos II e Igreja MICF (Ministério Internacional Comunidade da Fé) – Rua da Caixa D’ Agua, s/n Fazenda Coutos, próxima a Brasil Gás.
22/03 à 26/03 – atividades educativas nas salas de espera e comunidade

DS Brotas

24/03 à 26/03 – atividades educativas nas Unidades de Saúde

DS Itapagipe

DS Cajazeiras

22/03 á 26/03 – atividades educativas nas salas de espera e comunidade. Caminhada na Palestina e passeio no Zoológico.