Com o objetivo de dar mais espaço para as mulheres negras, resgatando suas histórias, conquistas, desafios e preconceitos que as rondam, foi criado o Julho das Pretas, marcado por uma série de atividades e debates sobre estes temas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando algumas ações educativas para os profissionais, tendo também a participação do público geral.

No mês que celebra o Dia Mundial, Nacional e Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), o Multicentro de Saúde da Liberdade realizou nesta sexta (22) o “Julho das Pretas 2022”. A cerimônia, que ocorreu no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, na sede da Organização do Auxílio Fraterno (OAF) localizada no bairro, contou com palestra sobre o assunto, apresentações de dança, música, teatro e poesia, além da escolha da Rainha das Pretas deste ano.

Com a participação de mais de 100 pessoas, entre estudantes da rede municipal de educação, profissionais de saúde e residentes da Liberdade e região, o Julho das Pretas 2022 trouxe como pauta o empoderamento, a cultura e a beleza deste público.

De acordo com Carolina Berlink, gerente do Multicentro, o evento convoca para a reflexão a vida dessas mulheres, que estão diariamente lutando pela sobrevivência e justiça. “Isso é sempre um convite para pensarmos sobre o movimento que visa despertar a consciência social, principalmente em trazer a público as desigualdades que o povo preto, em especial, a mulher preta sofreu e sofre ao longo de toda a história até os dias atuais”, afirma.

Outras atividades

Na última quinta-feira (21) o webinar “Enfrentamento à violência obstétrica: contribuições do movimento de mulheres negras brasileiras” aconteceu com a participação de 57 pessoas. Ministrada por Jussara Francisca de Assis dos Santospela assistente social e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), a palestra virtual abordou as diversas formas de abusos sofridos por mulheres quando são atendidas durante a gestação e como o Movimento Feminista Negro buscou formas para que este tipo de crime fosse melhor divulgado e combatido.

ptint tela

Prosseguindo com o calendário, na próxima terça-feira (26) ocorrerá a palestra “Por que é importante conhecer o Julho das Pretas? Reflexões para uma outra inserção da mulher negra na sociedade brasileira”. Organizado pelo Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário da cidade, com apoio do Campo Temático de Saúde da População Negra da SMS, o debate virtual terá como convidada a mestra e doutora da PUC Rio Alessandra Gomes e pode ser acessado aqui.