teste_dst12

O Projeto Fique Sabendo realizou durante o carnaval, 861 testes rápidos para detecção do vírus HIV, com 7 diagnósticos positivos confirmados, que foram encaminhados para atendimento especializado.

A atividade foi realizada nas unidades instaladas no Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), em Ondina, e na Unidade de Saúde da Família Terreiro de Jesus (Pelourinho). No carnaval do ano passado, 922 pessoas realizaram o teste rápido, com seis casos positivos.

O objetivo do Projeto é chamar atenção para a importância da detecção do HIV, isso porque, o diagnóstico precoce é importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.

Mesmo com o fim do carnaval, o teste pode ser feito gratuitamente durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros. O CTA é uma unidade básica de saúde que oferece diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, VDRL, Hepatite Viral B e C e HTLV de forma sigilosa e orientada, acompanhado de aconselhamento como estratégia para fortalecer as práticas seguras de prevenção, contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão das DST/Aids.