Hoje (19) começa a ser realizado o 5º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) em Salvador. O objetivo é obter um diagnóstico da atual situação da cidade para subsidiar as ações do Centro de Controle de Zoonoses no combate ao mosquito da dengue.

O 4º LIRAa, divulgado no final de agosto, indicou uma redução de 3% para 2,2%. No início do ano, o Índice de Infestação Predial de Salvador era de 3,8%. As seguidas reduções devem-se aos mutirões de limpeza e as ações educativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com outros órgãos da Prefeitura como a Limpurb. Porém, em relação aos depósitos preferenciais, o município continua apresentando tanques e tonéis como predominantes, representando 35,1%, seguido por materiais inservíveis, com 23,5% e vasos e pratos de plantas com 22,3%. Isso demonstra que ainda o combate a dengue deve ser intensificado durante todo o ano junto à população.