Imunização de crianças e adolescentes registra índice expressivo na cobertura vacinal na capital baiana com 51% e 99%, respectivamente

Salvador registra a marca de 51% das crianças entre 5 e 11 anos imunizadas contra COVID-19 em menos de um mês do início da estratégia voltada para os pequeninos na cidade (15 de janeiro). 181.353 crianças estão habilitadas para receber o imunizante, sendo que 92.603 já garantiram a vacina. Os dados são mais expressivos entre os adolescentes: 99,4% das pessoas com idades entre 12 e 17 anos já foram imunizados na capital baiana.

De acordo com o Instituto Butantan, desde o início da pandemia mais de 3.500 crianças contraíram a Covid-19, e ao menos 300 destas, entre cinco e 11 anos, morreram em decorrência da doença no Brasil. Com o objetivo de proteger as crianças soteropolitanas, aumentando a cobertura vacinal e evitando casos graves e mortes, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (12), mais uma edição do Dia da Criança é Dia de Vacina, das 08 às 16h, exclusivamente, para quem está com o nome na lista disponível no site da SMS.

Leo Prates, secretário de Saúde, comemora os dados e destaca que um dos principais motivos para a pasta focar na vacinação de crianças é impedir casos graves e mortes desse público, além de transmissões massivas entre elas, sobretudo pelo surgimento de variantes concomitante a volta às aulas. “São dados expressivos se considerarmos menos de um mês do início da estratégia na cidade contemplando as crianças. A gestão municipal tem direcionado esforços contínuos na imunização desse público. Isso porque a ômicron, por exemplo, apresenta uma maior taxa de transmissibilidade, fazendo com que as crianças (ainda não vacinadas) use torne um grupo com maior risco de infecção. Isso tem sido observado em países onde houve transmissão comunitária desta variante. Neste contexto epidemiológico, torna-se oportuno e urgente vacinarmos as nossas crianças. Compareçam e assegurem a imunização dos seus filhos”, convida Leo Prates.

No Brasil mais de 1.400 crianças foram diagnosticadas com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-CoV-2, e atualmente, são elas que correm mais risco diante de novas variantes altamente transmissíveis da COVID, como a ômicron, por não estarem protegidas, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).

Vacinas

Está sendo disponibilizada a 1ª dose do imunizante CORONAVAC para crianças e adolescentes com idade entre 06 e 17 anos, com exceção dos pequeninos com comorbidade e/ou deficiência permanente. Já a 1ª dose do imunizante PFIZER será ofertada para todas as crianças de 5 a 11 anos, incluindo as com comorbidades e/ou deficiência permanente. Todos devem estar com o nome disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde.

A lista dos postos e documentos estão disponíveis no site da SMS: https://www.saude.salvador.ba.gov.br/.