Apesar do mutirão realizado pela Prefeitura na última sexta-feira (04) para aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19, a capital baiana alcançou apenas 40 % de cobertura de imunizados com a dose de reforço. No total, 783. 177 pessoas receberam o imunizante. O baixo número de vacinados preocupa a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que continua empreendendo esforços para aumentar a quantidade de soteropolitanos com ciclo vacinal completo e diminuir o risco de contagio.

De acordo com Decio Martins, subsecretário da SMS, prevenir as formas graves da Covid-19 e, consequentemente, diminuir o risco de óbito estão entre os principais motivos que reforçam a necessidade de realizar o ciclo completo de vacinação contra a doença, isso porque, após alguns meses desde a segunda dose, a resposta imunológica tende a diminuir. “A chamada terceira dose é necessária para aumentar a proteção contra a Covid-19, inclusive, as novas variantes, por isso, convocamos a todos que compareçam a um dos postos o quanto antes e façam a sua parte, pois estamos atuando estrategicamente, aumentando os locais de vacinação e diminuindo as exigências, não tem justificativa para as pessoas não cumprirem com a responsabilidade, não por acaso mais de 80% das pessoas internadas em UTIs com Covid-19 não estão com o esquema vacinal completo”, destacou.

3ª Dose segue disponível nos postos

A SMS segue com a aplicação da 3ª dose, para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 09/10/2021 (com nome no site), nos seguintes locais: Drive: Unijorge (Paralela), Shopping Bela Vista (09 as 16 horas) e 5º Centro de Saúde
Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus, 5º Centro de Saúde, USF Antônio Lazzarotto, UBS Nelson Piahuy Dourado, USF Cajazeiras X, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede, USF San Martim III, UBS Ministro Alkimin, USF Santa Luzia, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II.

3ª DOSE imunossuprimidos que tomaram a segunda dose até o dia 07/01/2022 (com nome no site). Locais de vacinação, drive: Unijorge (Paralela), 5º Centro de Saúde e Vila MilitarPontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo, 5º Centro de Saúde, USF Antônio Lazzarotto, UBS Nelson Piauhy Dourado, USF San Martim III, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede, USF Santa Luzia, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II e Shopping Bela Vista (09 as 16 horas).

3ª DOSE gestantes e puérperas – que tomaram a 2ª dose até o dia 06/09/2021 (com nome no site). Locais, drive: Unijorge (Paralela), 5º Centro de Saúde e Vila Militar. Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo, 5º Centro de Saúde, USF Antônio Lazzarotto, UBS Nelson Piauhy Dourado, USF San Martim III, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede, USF Santa Luzia, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II e Shopping Bela Vista (09 as 16 horas).