O 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti de 2009 começou a ser realizado nesta segunda-feira (01). O estudo é elaborado a partir das visitas domiciliares realizadas por cerca de 1.700 agentes de endemias, que verificam locais com água parada como caixas d’água, piscinas e vasos de flores, calhas, dentre outros.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Eliaci Costa, desse levantamento será possível identificar três índices. “Nós vamos saber o índice de infestação predial, isso é, a cada 100 casas quantas tem a larva do mosquito, teremos ainda o índice de Breteau, que dará o número de depósitos com larva e por fim nós saberemos quais os criadouros preferenciais do mosquito, se são tonéis, caixas d’água ou materiais inservíveis”.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é obter um diagnóstico da atual situação da cidade para subsidiar as ações do órgão. “O Lira é importante para mapearmos as áreas de risco da cidade. É a partir desse resultado que vamos priorizar determinadas áreas com nossas ações de combate a dengue”, afirma Eliaci.

No segundo levantamento do ano, realizado entre os dias 16 e 19 de março, Salvador registrou um índice de 3,6%, ou seja, a casa 100 casas visitadas, em 3,6 foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue. O novo resultado deve ser divulgado em três semanas.

AÇÕES SMS

Com o objetivo de reduzir os índices do último LIRAa, a SMS tem realizado diversos mutirões na cidade, em parceria com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Combate à Violência e Guarda Municipal. Os técnicos da Sucop ficam responsáveis por vistoriar esgotos e asfalto, já a Limpurb recolhe todo lixo encontrado nas áreas vistoriadas pelos agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses. A Guarda Municipal atua de forma preventiva, em caso de resistência de algum morador ou vizinho de casas abandonadas ou fechadas há muito tempo.

Este ano já foram realizados doze grandes mutirões de combate a dengue: nos Distritos Sanitários do Cabula/Beirú, Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho, São Caetano/ Valéria, Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Brotas.