vacinacao_meningite_continuaTermina nesta quarta-feira (31) a 2ª etapa da vacinação contra Influenza A (H1N1), com a imunização de mais de 89 mil pessoas, entre crianças menores de 2 anos (16.688), grávidas (7.589), pessoas com doenças crônicas (15.215) e profissionais de saúde (49.583). 

A campanha terminaria nessa sexta-feira, 2, mas com o feriado da Semana Santa, os postos de saúde não funcionarão. Aqueles que pertencem a algum desses grupos e que não conseguiram se vacinar podem se dirigir às unidades na segunda-feira.

No dia 5 de abril será iniciada a 3ª etapa da estratégia. Até o dia 23 de abril, cerca de 600 mil jovens soteropolitanos de 20 a 29 anos deverão ser imunizados. As pessoas com essa faixa etária foram as mais infectadas durante a pandemia da Influenza A no ano passado aqui no Brasil, e por isso fazem parte da terceira etapa de vacinação. Por ser um segmento que envolve estudantes, trabalhadores e donas de casa, ou seja, pessoas que enfrentam algumas dificuldades na busca da vacinação, o Ministério da Saúde propôs a realização de um sábado de vacinação, no dia 10 de abril. A pessoa deverá apresentar um documento de identidade ou caderneta de vacinação.

A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira em unidades de saúde do município, hospitais públicos e particulares, além de instituições que se interessarem e possuam estrutura básica para aplicação do medicamento como colégios e faculdades. As pessoas devem buscar seguir o cronograma montado pelo Ministério da Saúde, que dividiu a estratégia em quatro etapas, para que não haja superlotação nos postos. A vacinação terminará antes do inverno no país, quando é registrado o maior número de casos de gripe.