A Hipertensão Arterial (HA) e o Diabetes Mellitus (DM) constituem o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, atualmente a principal causa de morte no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde a HA é responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabetes, 50% dos casos de insuficiência renal terminal.

O Diabetes Mellitus é hoje uma epidemia mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2000, o número estimado de portadores em todo o mundo era de 177 milhões e chegará a 350 milhões em 2025. Na capital baiana estima-se que 11% da população adulta, acima dos 40 anos, seja portadora deste agravo. Este valor representa mais de 75 mil indivíduos.

No Brasil são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial e seis milhões de diabéticos, o que representa 35% e 11% da população acima de 40 anos, respectivamente.  Em Salvador, nesta mesma população, estima-se que 240 mil indivíduos tenham hipertensão e mais de 75 mil diabetes.

É indiscutível que estes agravos constituem um grande problema para a saúde pública de Salvador, tanto no que diz respeito à prevenção e controle destas epidemias, quanto ao custo financeiro que geram para o SUS. Contudo, boa parte destes problemas podem ser prevenidos e/ou tratados na rede básica de saúde.

Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da COAPS/ área técnica Hiperdia e Distritos Sanitários, realizará no dia 17 de setembro, a AMADHAAção Municipal de Atenção ao Diabetes e  Hipertensão Arterial, cujo objetivo principal é rastrear indivíduos em risco de desenvolver diabetes e hipertensão no município de Salvador, visando subsidiar e fortalecer as ações de promoção, prevenção e controle destes agravos.

A ação é destinada à população acima dos 18 anos e acontecerá em doze unidades de saúde, onde os profissionais estarão desenvolvendo as seguintes atividades: detecção de prováveis portadores de hipertensão e diabetes, a partir da aplicação de questionário para investigação de risco; aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica e teste de glicemia capilar; atividades educativas voltadas para o incentivo de hábitos de vida saudável e encaminhamento dos indivíduos em alto risco para o atendimento nas unidades de saúde.

Assim, a AMADHA se configura como uma estratégia importante de prevenção e promoção da saúde, tendo sempre como foco a melhoria na qualidade de vida da população de Salvador.

Unidades que participarão da 3ª AMADHA:

DS Centro Histórico – Centro de Saúde Ramiro de Azevedo
DS Itapagipe – UBS Ministro Alkimin (10º CS)
DS Barra/Rio Vermelho – UBS Eduardo Araújo (15º CS)

DS Brotas – UBS Mário Andréa (14º CS)

DS Itapuã – UBS Prof. Eduardo Mamed

DS Pau da Lima – C. S. Edgar Pires da Veiga

DS Boca do Rio – UBS Cezar de Araújo

DS Subúrbio Ferroviário – USF Sergio Arouca

DS Liberdade – UBS Prof. Bezerra Lopes (3º CS)

DS Cabula/         Beirú – UBS Rodrigo Argolo (6º CS)

DS São Caetano/Valéria – UBS Péricles Laranjeira (18º CS)