Cerca de 35 toneladas de material inservível foi recolhida das ruas do Bairro da Paz. Este foi o balanço do mutirão realizado nesta terça-feira (04), pela Prefeitura de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), envolvendo 50 agentes municipais.

Durante o “Bota fora”, como foi intitulada a ação de limpeza e combate às arboviroses, os moradores das ruas Beira Rio e Areal puderam descartar adequadamente materiais que devido ao grande volume, não podem ser recolhidos durante a coleta domiciliar. Em apenas um imóvel foi recolhida 1,5 tonelada de material sem utilidade como fogão, colchões, sofá e geladeira, além de materiais inservíveis como vaso sanitário, garrafas e vasilhas plásticas que são recipientes apropriados para acúmulo de água e reprodução do mosquito Aedes. Simultaneamente, agentes do CCZ fizeram a inspeção da área para eliminação de focos e tratamento. As equipes envolvidas na ação ainda percorrerem casa a casa conscientizando a população sobre a importância do descarte correto de resíduos, bem como de combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Para o sucesso dessa operação contamos com a colaboração dos moradores que, ao descartar de forma correta todo material inservível, ajudam na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito. Seguimos fortalecendo as medidas de combate ao vetor, mas ressalto ser imprescindível a participação efetiva da população”, destacou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.

No final da tarde, cinco carros de nebulização, conhecidos como “fumacê”, começaram a circular pela região, para eliminação da forma adulta do Aedes. Trata-se de um inseticida de dosagem baixa, que pode atingir letalmente o inseto transmissor das arboviroses. Ainda esta semana outros bairros da região também serão contemplados com a estratégia.