dengue1O resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti de 2010 será divulgado no próximo dia 30. 

 

O LIRAa foi realizado entre os dias 15 e 19 de março com o objetivo de avaliar o Índice de Infestação Predial da cidade e subsidiar as ações do Centro de Controle de Zoonoses no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Os agentes de combate as endemias, coordenados pela bióloga Eliaci Costa, fiscalizaram cerca de 43 mil imóveis.

Após a divulgação dos resultados serão iniciados os mutirões de limpeza, priorizando bairros que obtiveram os maiores índices de infestação. O IPP de Salvador hoje é de 2,9%, isso quer dizer que Salvador está na faixa de médio risco para ocorrência de epidemia da dengue. O número, no entanto, é inferior ao apontado no mesmo período do ano passado, quando foi registrado um IPP de 3,8%. Entre os criadouros preferenciais continuam liderando os tanques e tonéis (47,3%), seguidos por vasos e pratos de plantas (21,2%) e materiais inservíveis (13,9%). No ano passado foram realizados 46 mutirões, com o recolhimento de toneladas de lixo das ruas da capital baiana e a eliminação de focos e criadouros do mosquito em domicílios.