Na próxima quarta-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência instituído pelo movimento social em 1982. A data foi escolhida pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Para marcar a passagem pela data, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência, programou uma série de atividades para o público alvo, assim como aproveita para parabenizar os profissionais engajados na implementação das políticas públicas para os deficientes.

Amanhã (20), será realizada uma videoconferência com o tema Direitos e Cidadania, das 14 às 18 horas, no Instituto Anísio Teixeira.

Já na quarta-feira (21), das 8h30 às 18 horas, será realizado o Seminário “A pessoa negra com deficiência: A história que a Bahia esqueceu de contar”, na Biblioteca Pública do Estado (Barris).

No dia 22, será lançado o livro Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência, Direitos Humanos, Família e Saúde, às 17 horas, na Reitoria da UFBA (Canela).

Serviço de Fisioterapia

No Centro de Saúde Carlos Gomes funciona o Serviço de Fisioterapia Municipal, que trabalha na prevenção, promoção e reabilitação da saúde da pessoa com deficiência. Os atendimentos são feitos individualmente ou em grupo, com abordagem terapêutica, através de exercícios de correção postural, trabalhos proprioceptivos e de consciência corporal; os quais podem abranger diversos segmentos da população, como idosos, diabéticos, hipertensos, gestantes, além dos portadores de distúrbios músculo esqueléticos.