VIGIAGUA

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – VIGIAGUA – é um instrumento de implementação das ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano e consiste num conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente. Estas ações visam à promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água.

As principais atividades desenvolvidas pelo programa são: exercer a vigilância da qualidade da água para consumo humano em sua área de competência, em articulação com os responsáveis pelo controle de qualidade da água, de acordo com as diretrizes do SUS, em parceria com o Laboratório de Água do Município; sistematizar e interpretar os dados gerados pelo responsável pela operação do sistema; realização de inspeções periódicas nas Estações de Tratamento da Águas (ETA’s) da concessionária local; efetuar permanentemente avaliação de risco à saúde humana de cada forma de abastecimento de água; e garantir à população informações sobre a qualidade da água e riscos à saúde associados.

Dessa maneira, a VISAMB realiza o monitoramento da qualidade da água desde o ano de 2006 e a partir de 2015 a VISAMB deu início ao monitoramento da vigilância da qualidade da água para consumo humano em relação à presença de cianobactérias e a concentração de cianotoxinas, conforme os parâmetros de potabilidade estabelecidos pela legislação vigente, bem como deu início à análise da correlação entre qualidade da água e ocorrência de casos de diarreia no município.

Outra atribuição do Programa VIGIAGUA é monitorar a utilização das fontes de abastecimento alternativas pela população da cidade de Salvador. Por ser uma cidade com aquífero abundante, é comum o abastecimento por poços artesianos, principalmente nas áreas periféricas da cidade. Além disso, sabe-se que durante as crises de abastecimento de água, a população recorre às fontes públicas, que no passado abasteciam a cidade.