Eventos/Festas Populares

A VISAMB vem realizando, desde 2011, o monitoramento dos padrões de potabilidade da água para consumo humano no circuito do Carnaval, tanto no período pré-carnavalesco quanto durante a festa.

No período que antecede o evento é feita uma busca ativa dos estabelecimentos de interesse a saúde no circuito (restaurantes, hotéis, postos de saúde, centros de convivência, camarotes) e deles são solicitados documentos que comprovem a lavagem e desinfecção dos reservatórios e a análise microbiológica satisfatória da água; também são fornecidas orientações técnicas prévias para que, conforme a necessidade, estes procurem adequar-se antes mesmo do período festivo.

Durante o Carnaval, o monitoramento da qualidade da água para consumo humano é intensificado nesses mesmos estabelecimentos e estendido aos carros de apoio. São realizadas coletas durante todo o período do Carnaval e, havendo inconformidade nos parâmetros analisados, os responsáveis são notificados para as devidas adequações. Além disso, são atendidas denúncias relacionadas à qualidade da água para consumo humano.