A partir de terça-feira (07) os navios também serão alvos da estratégia

A Vigilância Sanitária de Salvador monta uma operação neste sábado (04) e domingo (05) para fiscalizar ambientes escolares da rede municipal, além dos espaços privados como bares e casas de show. As equipes se dividem em áreas estratégicas da cidade para avaliar as condições sanitárias dos locais e inibir a circulação da Covid-19 no município.

Em articulação com a Secretaria Municipal da Educação (SMED) a ação integrada de inspeções em escolas observa as salas de aula, áreas de lazer e administrativas para verificar a adequação das normas sanitárias com o retorno de 100% das aulas presenciais.

Nos bares e restaurantes com a intensificação do turismo, a VISA atua nas orientações e correções de possíveis irregularidades como atualização de documentação referente ao licenciamento sanitário; higienização inadequada de áreas e equipamentos e ausência de proteção em aberturas; fluxo de produção de alimentos inadequado, relativo a armazenamento, descongelamento de gêneros e ausência de identificação de produtos.

Já as casas de shows com o aumento de público até cinco mil pessoas, a VISA prioriza as estruturas de serviços com os protocolos sanitários, além do armazenamento de produtos e manipulação adequada de alimentos.

“As ações preventivas vão garantir que os reflexos no sistema de saúde possam seguir em queda na capital. Portanto, as equipes fiscalizaram que os itens previstos pelos protocolos, como álcool gel, barreiras sanitárias, entre outras orientações que são determinadas fossem cumpridos, especialmente no espaço que há uma alta circulação de pessoas impactando diretamente na disseminação do vírus. Um estabelecimento que se preocupa em ofertar qualidade sanitária para o cliente, contribui para reduzir a curva de infecção na cidade”, disse Andrea Salvador, diretora da Diretoria de Vigilância e Saúde (DVIS).

Navios

Com a abertura da temporada 2021/2022 para a chegada de navios de turismo no município a partir de terça-feira (07), equipes da Vigilância Sanitária vão desembarcar no Porto de Salvador. A expectativa é que a cidade receba mais de 200 mil turistas após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar a temporada de cruzeiros, conforme aponta a Secretaria Municipal de Turismo (Secult).

Serão observadas as exigências para um passeio seguro na capital baiana como testagens rápidas disponíveis; respeitar lotação máxima é de 75% da capacidade do navio; cabines para isolamento de casos suspeitos a bord