A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação da Vigilância Sanitária (VISA), irá realizar o curso de Boas Práticas para Comercialização de Alimentos típicos do São João, no auditório do Mercado do Rio Vermelho – Ceasinha, localizado na Av. Juracy Magalhães Junior, n° 1624, nas próximas segunda e terça-feira (5 e 6 de junho).

Serão contemplados 36 (trinta e seis) comerciantes de produtos típicos juninos que já fizeram a suas inscrições e receberão certificação. Na ocasião, será montado espaço para orientações sobre os procedimentos para obtenção ou renovação do alvará de saúde, com o intuito de facilitar o acesso e realização deste procedimento, para regularização junto a VISA.

A qualificação será ministrada pelas nutricionistas Gilmara S. Macedo – Gerente de Vigilância e Segurança dos Alimentos, e Emanuela Brito, chefe do Setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos da VISA. As facilitadoras irão tirar dúvidas sobre os cuidados sanitários que devem ser adotados para comercialização de alimentos típicos que serão vendidos nestes locais, a exemplo de: regras para acondicionamento dos alimentos, como evitar contaminação cruzada, temperatura adequada para conservação dos alimentos, cuidados com o preparo de bebidas e orientações gerais para o comércio seguro de alimentos.

De acordo com a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, a iniciativa faz parte da cultura de prevenção implementada na Saúde. “Estamos qualificando os comerciantes com orientações técnicas, além de visitar os locais para conferir de perto a operacionalização dos processos em segurança alimentar. Primeiro promovemos a parte educativa e nos dispomos a ajudar os comerciantes, depois fazemos as inspeções, para cobrarmos que sejam cumpridos os aspectos de segurança alimentar. Trabalhar a educação em saúde por meio da prevenção é fundamental para o consumo seguro dos alimentos, especialmente em datas festivas como o São João”, afirmou.

“A nossa intenção também, é garantir uma melhor eficiência aos negócios desses microempreendedores. Para isso, estamos intensificando às ações de fiscalização e, principalmente, os trabalhos de educação em saúde, no intuito de qualificar os serviços de alimentação que comercializam estes produtos. O nosso objetivo é minimizar os riscos à saúde dos consumidores, que aproveitarão de forma mais segura as festividades juninas”, pontua Ludmila Costa, coordenadora da VISA. “Trabalhar com alimentos é trabalhar com saúde, daí a importância de manter os cuidados com as comidas e bebidas típicas que serão comercializadas no período junino e a capacitação ajuda a alertar os próprios vendedores da necessidade de boas práticas”, complementa Gilmara S. Macedo, Gerente de Vigilância e Segurança dos Alimentos.