Fiscais orientam e fiscalizam profissionais para manipulação adequada de materiais e alimentos nos estabelecimentos instalados nos circuitos da folia

Mais de 500 inspeções foram realizadas pela Vigilância Sanitária (VISA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quinta-feira (16), abertura oficial do Carnaval de Salvador. O trabalho teve como principal objetivo garantir a segurança alimentar dos foliões, com foco nos serviços prestados por food-trucks, lanchonetes, restaurantes e baianas de acarajé.

Durante a fiscalização, nenhum estabelecimento foi interditado. A vice-prefeita e titular da Saúde, Ana Paula Matos, comemorou o resultado da ação destacando a importância do trabalho de orientação e capacitação feito no pré-carnaval com o comercio formal e informal de alimentos. “Os profissionais da Vigilância Sanitária têm um papel fundamental na proteção dos foliões. De forma preventiva, começam a atuar bem antes do Carnaval capacitando e orientando diversos atores importantes envolvidos na festa. Esse trabalho de prevenção reduz situações de risco e promove um carnaval repleto de cuidados. Tenho muita honra e orgulho da equipe e gratidão em representar essa categoria e poder liderar, não só como secretária, mas também como vice-prefeita servidores tão comprometidos com suas atividades. Acredito que faremos o melhor Carnaval de todos os tempos”, destacou.

A subcoordenadora da VISA, Gilmara Sodré, explica que a mobilização do órgão tem intuito de evitar a disseminação de doenças evitáveis. “Iniciamos as atividades da VISA sem grandes intercorrências, com ênfase nas ações educativas visando prevenir a disseminação de doenças através do consumo de produtos e serviços em desacordo com as normas sanitárias vigente. Os locais com notificação, posteriormente vão passar por uma reinspeção para dar continuidade aos trabalhos com maior segurança após cumprimento das exigências sanitárias necessárias”, pontuou.

Para este ano, a VISA conta com uma estrutura de 10 praticáveis distribuídos pelos circuitos, funcionando ininterruptamente durante todos os dias de Carnaval.