A Vigilância Sanitária de Salvador, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem sido alvo de pessoas que utilizam o nome da instituição para aplicar golpes em empresários dos estabelecimentos da cidade. A gestão alerta que falsos servidores do órgão telefonam para as vítimas informando que vão ao local realizar vistoria e, para que isso não aconteça, pedem dinheiro em troca, como suborno.

Desde o início da pandemia na capital baiana, a operação da Vigilância já realizou mais de 8.500 ações, como inspeções a instituições de saúde, indústrias de saneantes, coletas de álcool em gel para avaliação, ações educativas junto à população em geral e atendimentos a denúncias.

“É muito preocupante esse tipo de crime, já que a classe empreendedora passa por um momento delicado financeiramente e ainda é alvo de suborno. Nós, da Vigilância, cumprimos nosso papel sem realizar cobranças indevidas através de práticas inadmissíveis”, explicou o subcoordenador do órgão, Raoni Rodrigues.

Qualquer pagamento feito à Vigilância em situação de multas ou taxa de licenciamento, por exemplo, é realizado exclusivamente via Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que é depositado diretamente nas contas públicas da Prefeitura.

O cidadão que receba ligações com esse tipo de abordagem deve denunciar à polícia ou entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura, através do telefone 156.