De sexta à terça-feira de Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental de Salvador (VISAMB), realizou mais de 1.000 análises na qualidade da água de camarotes, módulos assistenciais, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. Desse total, apenas foi encontrada uma alteração pontual em um os estabelecimentos, que foi logo resolvida após visita dos técnicos. Ou seja, não foram detectadas irregularidades consideradas graves na potabilidade da água nos circuitos da folia.

Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, destacou a relevância do trabalho preventivo da Vigilância, o que notadamente se reflete em um maior controle de riscos, assegurando a promoção do bem-estar da população. “Esse monitoramento da água para consumo humano, que foi iniciado antes do carnaval, é de extrema importância para evitar a disseminação de doenças e possíveis surtos como de diarreia, cólera e rotavírus, por exemplo. Estamos muito felizes com o resultado do trabalho focado na cultura da prevenção”, pontuou.

O coordenador da Visamb, Lourenço Ricardo, detalha um pouco mais a atividade. “A SMS, através da VISAMB, cada vez mais tem intensificado as ações preventivas no que se refere a avaliação e controle da qualidade da água consumida no Carnaval, quando se multiplica o uso desse liquido vital. Tivemos pouquíssimas intercorrências que foram sanadas de imediato. Isso significa que os foliões puderam aproveitar o carnaval longe dos riscos de serem acometidos por doenças provocadas por conta do consumo de agua fora dos padrões”, avaliou.

A VISAMB promoveu ainda diversas fiscalizações nas linhas de abastecimento da Embasa que abastecem os principais circuitos da folia e demais bairros, além dos centros de acolhimento da Prefeitura. O órgão também atendeu dezenas de denúncias dos próprios foliões relacionadas à qualidade da água nos circuitos do Carnaval.